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WEBINAR A PRECOCE ESCOLHA PELOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO

Regina Crestani e Rosane Levenfus

28 de junho de 2021, 17h00 - 18h30

Sobre o webinar

Com a homologação do Novo Ensino Médio – Lei n 13.415, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desde 2020, as escolas deverão, necessariamente, oferecer ao menos um dos itinerários formativos. Cada município, deverá ofertar, pelo menos dois dos cinco itinerários: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional. A oferta de itinerários que não corresponde aos anseios dos jovens alunos, não apenas os sobrecarrega emocionalmente, com carga horária aumentada em conteúdos distintos dos seus interesses, como tende a diminuir a motivação para os estudos, interferindo em níveis de atenção, desempenho, comportamento e presença. Além disso, a expectativa parental voltada à futura escolha profissional, somada à falta de informação e à tendência gregária dos alunos nessa faixa etária, contribuem para escolhas equivocadas. Para atender a essa demanda, as autoras construíram um inventário de rastreio de interesses pelos itinerários, com 240 itens. Os mesmos foram validados quanto ao conteúdo por três professores doutores de Universidades Federais da área de Orientação Vocacional e de Carreira. Após dois estudos pilotos evidenciando fidedignidade, com valores superiores a 0,806 no Alfa de Cronbach, procedeu-se à coleta envolvendo 909 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, pertencentes a rede particular e a rede pública de ensino, de diferentes regiões do Brasil. Em estudos psicométricos de validade e fidedignidade, o instrumento foi correlacionado com o teste AIP – evidência de validade por construtos relacionados e com a concordância entre os itinerários formativos mais pontuados e as disciplinas preferidas dos alunos. Atingindo os parâmetros científicos adequados para uso profissional, a ferramenta foi disponibilizada em plataforma, com o endereçamento www.plataformaidem.com.br . Trata-se de uma plataforma inclusiva, inovadora e robusta, tanto do ponto de vista científico quanto tecnológico. Atendendo às exigências da União para tecnologia de gestão educacional, a Plataforma IDEM foi aprovada no EDITAL DE CONVOCAÇÃO 25/2018 – SEB, em 02 de abril de 2018 – 2º ciclo da Plataforma Evidências.

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