Quem somos
A ABOP foi criada durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional realizado em Porto Alegre, de 24 a 27 de novembro de 1993. Este Simpósio foi organizado pelo Instituto do Ser Psicologia e Psicopedagogia, de São Paulo, representado por sua Coordenadora, psicóloga e professora Marilu Diez Lisboa, e pela psicóloga e professora Maria Célia Lassance, que na época coordenava o Serviço de Orientação Profissional da UFRGS.
Os profissionais interessados agregaram-se a partir do ideal de construir algo que significasse o desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil, unindo esforços e experiências de profissionais que compartilhavam dos mesmos questionamentos, das mesmas angústias, das mesmas inquietações e do sentimento de isolamento, frequente no cotidiano profissional.
A Assembléia Geral que criou a ABOP, durante o I Simpósio, reuniu um número significativo de orientadores profissionais do Brasil, numa composição multidisciplinar, com o primordial objetivo de agir eticamente, respeitando o rigor científico e o compromisso com a população na prestação de serviços, pesquisa e formação de Orientadores Profissionais.
Desde então a ABOP realiza encontros científicos bienais e mantém revista semestral com o objetivo de divulgar de trabalhos e pesquisas em Orientação Profissional e área afins.
MISSÃO
Desenvolver, integrar e valorizar a Orientação Profissional no Brasil
VISÃO
Ser grupo de referência nacional para profissionais de orientação profissional na sua construção de identidade e desenvolvimento profissional
VALORES
Agir eticamente; Rigor científico; Compromisso com a população na prestação de serviços, na pesquisa e na formação de orientadores profissionais